terça-feira, 9 de novembro de 2010
Automobilismo virtual é coisa seria!
Vamos começar explicando o que é um simulador de corrida virtual: Primeiramente tenho que pedir a você que esqueça completamente sua experiência com jogos do tipo "Gran Turismo", "Need For Speed", "Grid" e etc, esses jogos são considerados jogos do tipo "arcade", onde você simplesmente acelera e faz curvas sem frear e batendo em todos os cantos e alguns como o "Grid" é uma semi-simulação (meio arcade e meio simulação) como o "NFS Shift". Aqui nós estamos falando de SIMULADORES, onde qualquer erro pode fazer com que você perca o controle do carro e termine no muro, ou seja, fim de corrida, tudo acontece como se fosse em uma corrida de verdade, as mesmas regras aplicadas nas corridas de verdade são aplicadas também nas corridas virtuais, por exemplo, você não pode ultrapassar o limite de velocidade nos boxes, não pode causar acidentes envolvendo outros pilotos, não pode sair da sua linha mais de uma vez para dificultar a ultrapassagem do seu adversário, todas essas regras e muitas outras existem e são válidas. Toda corrida tem um diretor de prova que analisa cada atitude do piloto durante a corrida, onde qualquer atitude antidesportiva será penalizada.
Existem vários simuladores de corridas no mercado, na Escuderia Brasilrace nós utilizamos o "GTR2" produzido pela Simbin, que tem uma física realista e centenas de opções de Mods e Pistas para download, deixando o game cada vez mais interessante.
A primeira regra para ter sucesso nas pistas é ser persistente, pois os simuladores exigem que os pilotos dêem voltas e mais voltas no circuito antes de qualquer corrida, pois é necessário que faça acertos mecânicos como: Cambagem, Pressão de pneus, suspensão, distribuição de peso e etc.... que é possível para se obter um ótimo desempenho nas pistas.
Vale lembrar que não se pode identificar Simuladores de corridas virtuais como um simples "joguinho" de computador, estamos falando de algo muito maior que isso. Podemos afirmar que 80% dos pilotos virtuais já são pais e chefes de famílias entre 25 e 60 anos, ou seja, muita gente encara as corridas virtuais com seriedade. Existem campeonatos onde são distribuídos prêmios e troféus aos campeões, em certos lugares as corridas são ate transmitidas ao vivo para quem quiser assistir, com direito a narrador e tudo mais. Esse mundo é levado tão a sério que existem equipes que são patrocinadas por empresas de verdade, isso mesmo, as empresas pagam em R$ para terem suas logomarcas estampadas nos carros, afinal de contas, milhares de pessoas assistem as corridas virtuais como se estivessem vendo uma corrida de StockCar pela TV.
Bom, agora que já expliquei o que é um simulador de corridas e a sua importância, vamos então as explicações de como ingressar neste mundo.
Os requisitos ideais são: (existem opções flexiveis)
- Um computador com no mínimo 1.5Ghz e 512Mb de ram;
- Uma placa de vídeo aceleradora 3D com no minimo 128mb;
- Uma conexão boa com a Internet;
- Um volante com pedal, de preferência com Force FeedBack;
Com os itens citados acima, você já estará pronto para participar de uma corrida virtual, você pode até achar que é um investimento alto, mas lembre-se, isso não é apenas um "joguinho", pode-se dizer que é um hobby (bem mais barato que muitos), e você será um piloto virtual com carreira e reconhecimento.
Espero ter ajudado você que até então não conhecia nada sobre este fantástico mundo. Caso se interesse no assunto ou deseje participar, recomendo entrar em Escuderia Brasilrace e se informar melhor...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário