Imagem Maximum (IMAX) é um formato de filme criado pela canadense IMAX Corporation que tem a capacidade de mostrar imagens muito maiores em tamanho e resolução do que os sistemas convencionais de exibição de filmes. Uma tela padrão IMAX tem 22 metros (72 pés) de largura e 16,1 metros (53 pés) de altura, mas podem ser maiores. Em 2008, IMAX é o sistema mais largamente usado para formatos-grandes e apresentações especiais de filmes. Em Março de 2007, havia 280 cinemas IMAX em 39 países (60% deles localizados no Canada e Estados Unidos). Metade desses são cinemas comerciais e metade são educacionais.
Variações do formato tradicional IMAX incluem IMAX Dome (usando uma platéia inclinada), IMAX 3D e IMAX Digital. A mais larga tela de IMAX Dome no mundo são os Big Cinemas IMAX em Mumbai, India com uma área de tela de 1.180 m2 (12.700 pés quadrados). A mais larga tela retangular de IMAX no mundo está localizada no IMAX Theatre Sydney em Sydney, Austrália, de tamanho 1.051 m2 (11.315 pés quadrados) e também equipada para mostrar filmes. Um exemplo de um Imax tamanho normal ( ja bem maior que um cinema convencional e com qualidade de imagem muito superior como resolução HD )
IMAX Digital
Uma versão digital do IMAX começou em 2008. O novo sistema é apenas uma projeção padrão; não existem câmeras digitais IMAX.
Sistemas IMAX digitais pode mostrar um conteúdo normal , 3D em IMAX ICD ou no formato digital. O sistema digital reduz a necessidade do uso de volumosos filme bobinas e facilita a distribuição IMAX,é o mais compacto dos equipamentos digitais, o sistema pode caber dentro de um cinema multiplex normal em vez do complexo especializado como edifícios IMAX exigem normalmente.
Apesar dessas vantagens, uma grande desvantagem é a resolução da imagem é muito inferior ao normal do IMAX. As telas usadas por IMAX digital são também instalações muito menores do que aqueles encontrados nos tradicionais cinemas IMAX.
IMAX digital usa atualmente dois projetores com resolução de 2K, tecnologia que juntamente com partes do sistema IMAX. A resolução 2K são duas imagens projetadas sobre si, produzindo uma imagem que é, potencialmente, uma resolução ligeiramente maior do que cinema digital comum.
IMAX 3D
Para que seja criada a ilusão de profundidade tridimensional, o processo IMAX 3D utiliza duas lentes para representar os olhos direito e esquerdo. As duas lentes são separadas por uma distância inter-ocular de 64 mm, que é a distância média entre olhos humanos. A gravação é feita em dois rolos de filme para os olhos esquerdo e direito, que são projetados simultaneamente, criando para os espectadores a ilusão de ver uma imagem 3D em uma tela em 2D. A câmera IMAX 3D é pesada, pesando mais de 113 kg, o que torna difícil a filmagem de documentários in loco.
Alguns filmes que foram apresentados em 3D Real D, para lançamento em cinemas convencionais, também têm sido apresentadas em IMAX 3D, como Monstros vs. Alienígenas, daDreamWorks, Tá Chovendo Hamburguer, da Sony Pictures, U2 3D,Avatar, Shrek Forever After da Paramount, Alice no País das Maravilhas (2010) e Resident Evil 4: Recomeço .
Existem dois métodos para criar a ilusão 3D no cinema. O primeiro envolve polarização. Durante a projeção, as imagens de ambos os olhos são polarizadas linearmente enquanto são projetadas para a tela IMAX. Usando óculos especiais com lentes polarizadas nas respectivas direções para coincidir com a projeção, cada olho verá apenas a imagem destinada a ele, uma vez que a polarização de cada lente cancelará a imagem do outro olho.
Outro método de projeção 3D envolve óculos obturadores LCD. Estes óculos contém painéis LCD que são sincronizados com o projetor, que alterna rapidamente a 96 frames por segundo entre as imagens esquerda e direita, que são vistas instantaneamente pelo olho apropriado, permitindo que o painel de um olho se torne transparente, enquanto o outro permanece opaco. Enquanto os painéis dentro destes óculos obturadores 3D se alternem a a 96 frames por segundo, o próprio filme é exibido a 24 frames por segundo.
Um problema específico que enfrentamos com filmes 3D é que o efeito 3D não se prorroga passados os limites da tela física. É por esta razão que a tela deve ser suficientemente grande para cobrir a maior parte da visão periférica possível do telespectador. Outro problema com cinema IMAX 3D é devido a uma diferença intrínseca entre nossos olhos e o formato do filme. Devido às grandes negativas, a profundidade de campo é drasticamente reduzida, provocando muitas vezes uma distração de representação da cena. Imagens geradas por computador não tem este problema, visto que é possível controlar a profundidade de campo nas imagens para permitir que tudo esteja em foco. Enquanto alguns podem argumentar que isso é menos do que a regular artística de filmes 2D que propositadamente empregam rasa profundidade de campo por razões estéticas, telas IMAX ocupam mais da visão do espectador do que filmes 2D comuns e, portanto, o telespectador pode ser desorientado ao ver imagens que estão fora de foco.
Imax no Brasil
A primeira sala de cinema IMAX no Brasil foi inaugurada em 16 de janeiro de 2009, no Bourbon Shopping, em São Paulo, com custo estimado em US$ 1,5 milhão (R$ 2,7 milhões) e 334 lugares. Foi inaugurada no dia 23 de julho de 2009 a segunda sala de cinema IMAX (3D e Digital) em Curitiba, em parceria com o Grupo Dom Bosco, no Palladium Shopping Center, conta com 347 lugares. Será construída também uma sala IMAX no futuro Bourbon Shopping Wallig, em Porto Alegre, com 345 lugares, que deve inaugurar em 2011. [1]
Tanto as salas de Curitiba quanto a de São Paulo possuem telas de cerca de 300 metros quadrados.
(fonte: Wikipédia.org )
Nenhum comentário:
Postar um comentário