Laredo 4.0 6cilindros |
Pouco tempo depois... Conheci a serie Limited LX 5.9 V8, pois eu estava procurando por uma 5.2V8 ( e até então não conhecia a 5.9 )... um absurdo de carro, o torque é sentido com muito vigor (é muito torque), a potencia aumenta em aprox 75hp em relação a laredo, e o conforto ainda é maior, com computadores de bordo, bancos eletricos com varios ajustes, espelhos eletricos (tudo com memoria), saidas de ar no capo, grade esportiva, vem com blocante traseiro de fabrica e leva apenas impressionantes 7,3seg. para ir de 0 a 100kmh, coisas que me fizeram babar nesse "antigo" SUV, pois é de 1998... não se esquecendo do ronco digno de um V8 americano ( coisa linda de se ouvir )
Detalhe, mesmo sendo de 1998 ela, a LX é superior em desempenho a grande maioria das SUV atuais, pra ser mais especifico, só a bmw X6 / porsche cayenne / grand cherokee srt8 e outras super esportivas novas são superiores, o resto não tem o mesmo desempenho... incrivel não?? fora os carros "esportivos" novos que vemos nas ruas que tbm não conseguem acompanhar...
Pois bem, sua manutenção é um pouco mais cara que um carro 2.0 atual (aqui no Brasil, pois e voce tiver disponibilidade de conseguir achar peças no exterior e importar, são baratas ), seu consumo me agrada ( 4,8 a 7,2km/l na cidade) e ( entre 9km/l e 12km/l na estrada)... LEMBRE-SE que se trata de um V8 de 360pol ( 5.9 )
Mas sinceramente, pra um amante de motores grandes e cheios de torque, esse detalhe nao vai incomodar...
Aqui no Rio de janeiro, não vejo esses carros facilmente, pra falar a verdade só vi 2 até hoje... mas ambas ou eram blindadas ou com Gás Veicular ( bleghhhh )... o que eu acho um pecado fazer com um carro desses... até porque, atrevo-me a dizer que acho ela muito mais bem acabada do que os modelos atuais da grand cherokee onde foram implantados essa moda de "plastico moldado"... nessa versão de 1998 é couro, é material de qualidade, é detalhe por detalhe...
A area de manutenção, conserto e etc, é bem especifica, sendo mais dificil de achar... porem tem uma oficina especializada em Jeep, dodge e chrysler que eu conheci e logo de cara ganhou minha confiança, a L&S auto tecnica, que fica na R. Figueira de Melo, 436 - São cristovão ( Rio de Janeiro ) tel: (21)2585-2754.
Link do forum que criei para juntar os amigos da Cherokee e Grand cherokee do Rio de Janeiro e proximidades:
Tendo em vista todos esses fatos, hoje tenho meu filhote e não penso em me desfazer dele por motivo algum, ja que ele me trouxe e trás momentos impagaveis, me dá conforto, satisfação e principalmente me leva onde mitos outros não conseguiriam... Porém alem da manutenção com ele, pretendo aos poucos também uma "preparação", onde a meta é melhorar tudo que pode ser melhorado ( motor mais forte , suspensão mais precisa, freios mais fortes ) ja que eu sou um apaixonado por "potencia, torque e controle extremos". e como todo bom V8 americano com seu lindo ronco imponente, não custa nada ( ou custa $$ ) preparar uma usina de força dessas...
Abaixo a foto das filhotas que dão a nossa familia muito gosto:
dados tecnicos da Limited LX 1998 abaixo: (fotos detalhadas abaixo)
Engine Type 5.9 Liter V8 w/SMFI*
Engine Size 360 cid/5899 cc
Horsepower 255 @ 4000 RPM
Torque (lb-ft) 350 @ 3200 RPM
Wheelbase/Width/Length 105.9"/70.7"/177.2"
Transmission Four-speed automatic
Curb Weight 4232 pounds
Fuel Capacity 23 gallons
Tires (F/R) P225/70R16
Brakes (F/R) Disc (ABS)/disc (ABS)
Drive Train Front-engine/all-wheel-drive
Vehicle Type Five-passenger/four-door
Domestic Content 84 percent
Coefficient of Drag (Cd.) 0.45
até "pouco" tempo a mais rapida do planeta... até hoje dando trabalho para muito carro esportivo novo...
Reinando por muito tempo |
PERFORMANCE
EPA Economy, miles per gallon
city/highway/average 13/17/14
0-60 MPH 7.3 seconds
Payload 1150 pounds
Towing capacity 5000 pounds
Sequential multi-point fuel injection
Specifications II
In inches (millimeters) unless otherwise noted.
General Information
Body Style
Four-Door Sport-Utility
Assembly Plant
Jefferson North (Detroit, Michigan)
EPA Vehicle Class
Multi-Purpose Vehicle
Model/Powertrain Availability
Model
Engine
Transmission
Drive/Transfer Case
5.9 Limited
5.9L V-8
4-Speed Automatic
Quadra-Trac
On-demand 4WD
Engine: 5.9-Liter, OHV, SMPI V-8
Type & Description
V-8, liquid cooled
Displacement
360 cu. in. (5,899 cc)
Bore x Stroke
4.00 x 3.58 (102 x 91 mm)
Valve System
OHV, 16 valves, roller followers, hydraulic lifters
Induction System
stock paper filter
Fuel Injection
Sequential, multi-port, electronic, returnless
Construction
Cast iron block & heads
Compression Ratio
8.7:1
Power (SAE net) est.
255 bhp (190 kW) @ 4,000 rpm
Torque (SAE net) est.
350 lb-ft (482 N*m) @ 2,800 rpm
BHP/Liter
43.2
Max. Engine Speed
5,250 rpm
Fuel Requirement
Unleaded premium, 91 octane (R+M)/2
Oil Capacity
5 qt. (4.7L)
Coolant Capacity
14.9 qt (14.1L)
Emission Controls
3-way catalyst, heated oxygen sensors (2), engine modifications
Max. Gross Trailer Weight
5,000 lbs
EPA Fuel Economy (MPG City/Hwy) est.
13/16
Transmission: Automatic, 4-Speed Overdrive (46RE)
Description
Electronic governor, electronically controlled converter clutch
Gear Ratio
1st
2.45
2nd
1.45
3rd
1.00
4th
0.69
Axle
3.73:1
front axle Dana 30, rear axle Spicer 44
Overall Top-Gear
2.57
Transfer Case -- Quadra-Trac®
Model
NV249
Type
On demand
Operating Ranges
4WD High; Neutral, 4WD Low, Locked
Low Range ratio
2.72:1
Center Differential Type
Viscous coupling w/ low lock
Torque Split, F/R
Variable (0-100%)
Electrical System
Alternator
150 A
Battery
600 CCA, maintenance-free
Dimensions/Capacities
Wheelbase
105.9 (2,690)
Track
Front
58.5 (1,486)
Rear
58.8 (1,494)
Overall Length
177.1 (4,498)
Overall Width
70.7 (1,796)
Overall Height (w/o roof rack)
64.9 (1,633)
Ground Clearance (a)
Front Axle
8.7 (221)
Rear Axle
7.7 (196)
Running
7.7 (196)
Approach Angle
36.5°
Ramp Breakover Angle
22.3°
Departure Angle
29.3°
Cargo Volume
Rear Seat Up
40.9 (1,039)
Rear Seat Folded
79.3 (2,014)
Curb Weight -- est.
4,261 (1,933)
Weight Distribution, F/R
57/43
Payload
1,150 (522)
Frontal Area
25.9 sq. ft. (2.4 sq. m)
Drag Coefficient
0.45
Fuel Tank Capacity
23 gal. (87.1)
Accommodations
Front
Head Room
39.1 (993)
Leg Room
40.9 (1038)
Shoulder Room
59.2 (1504)
Hip Room
56.7 (1440)
Seat Travel
7.4 (188)
Recliner Range
40°
Rear
Head Room
39.5 (1003)
Leg Room - min.
35.3 (897)
Knee Room
1.8 (46)
Shoulder Room
57.6 (1463)
Hip Room
49.3 (1251)
Seat Adjustments
Driver & Passenger
Power : 10-way including recliner & lumbar;
Manual : head restraint; Heated front bucket seats
w/high/low setting; Driver memory feature
Restraints
Front
Driver & Passenger; Air bag*, knee bolster,
3-point belt w/adjustable turning loop & traveling buckle
Rear
3-point belt w/adjustable turning loop, outboard: lap belt, center
* Always wear seat belts. Remember, the back seat is the best place for children.
Instrumentation
Instruments
Tachometer, 125 mph (230 kph) speedometer, odometer,
trip odometer, oil pressure, voltage, engine temperature, fuel
Warning Lamps
Turn signal, high-beam, seat belt, brake,
check engine, low fuel, air bag, check gages
Body/Chassis
Layout
Longitudinal front engine, 4WD
Construction
Uni-frame
Suspension
Front
Live axle, leading arms, track bar, coil springs,
stabilizer bar, low-pressure gas-charged shock absorbers - std.;
Monotube high-pressure gas charged shock absorbers - opt.
Rear
Live axle, trailing arms, track bar, coil springs,
stabilizer bar, low-pressure gas charged shock absorbers - std.
Steering
Type
Power recirculating ball w/damper
Overall Ratio
12.7:1
Turning Diameter (curb to curb)
37.2 ft. (11.34m)
Steering Turns (lock to lock)
3.2
Brakes
Front
Size & Type
11.0 x 0.91 (280 x 24)
vented disc w/single-piston sliding calipers w/ABS
Swept Area
198.5 sq. in. (1281 sq. cm.)
Rear
Size & Type
11.2 x 0.44 (285 x 11)
vented disc w/single-piston sliding calipers w/ABS
Swept Area
151 sq. in. (974 sq. cm.)
Power Assist Type
7.88 (200) tandem diaphragm vacuum
Wheels
Type & Material
Cast aluminum
Size
16 x 7
Tires
Size & Type
P225/70 R16, Goodyear Wrangler HP,
vertically serrated black sidewall, all-terrain
FOTOS DETALHADAS ABAIXO: (clique para zoom) "fotos via Ebay"
Boa tarde...... E a CHEROKEE SRT8 ? Por favor...... http://www.cherokeesrt8.com/
ResponderExcluirclaro, admiro demais a SRT8, pra falar a verdade sou fã!, mas é que no caso to falando das que tenho contato direto e principalmente sobre as que tenho experiencia do dia a dia... abração!
ResponderExcluir