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sábado, 30 de abril de 2011

Jeep Grand Cherokee (ZJ) 1998... qualidade, conforto, confiança...


Hoje venho falar dessa maquina... dessa maquina maravilhosa que eu ja conhecia, mas nunca havia andado até pouco tempo... Não vou falar sobre sua historia, mas sim de minha experiencia e principalmente da paixão ao primeiro passeio...


Laredo 4.0 6cilindros
Bom, a pouco tempo tive meu primeiro contato com uma laredo, que em pouco tempo se extendeu ao meu dia a dia... Uma Laredo, Linda, confortável, com um acabamento muito bem feito e desenvolvido, um motorzão ( 4.0 6cilindros em linha) e um torque que dá a diferença, um carro digno de executivo ( conforto impagável ), carro que não deixa a desejar, em aspecto algum... não fica dando manutenção, quando bem cuidado ou quando feito corretamente a troca dos oleos ( motor / cambio / diferenciais) e agua... é silenciosa e confortavel (por mais q seu tamanho e peso demonstre o contrario)...

Pouco tempo depois... Conheci a serie Limited LX 5.9 V8, pois eu estava procurando por uma 5.2V8 ( e até então não conhecia a 5.9 )... um absurdo de carro, o torque é sentido com muito vigor (é muito torque), a potencia aumenta em aprox 75hp em relação a laredo, e o conforto ainda é maior, com computadores de bordo, bancos eletricos com varios ajustes, espelhos eletricos (tudo com memoria), saidas de ar no capo, grade esportiva, vem com blocante traseiro de fabrica e leva apenas impressionantes 7,3seg. para ir de 0 a 100kmh, coisas que me fizeram babar nesse "antigo" SUV, pois é de 1998... não se esquecendo do ronco digno de um V8 americano ( coisa linda de se ouvir )


Detalhe, mesmo sendo de 1998 ela, a LX é superior em desempenho a grande maioria das SUV atuais, pra ser mais especifico, só a bmw X6 / porsche cayenne / grand cherokee srt8 e outras super esportivas novas são superiores, o resto não tem o mesmo desempenho... incrivel não?? fora os carros "esportivos" novos que vemos nas ruas que tbm não conseguem acompanhar...


Pois bem, sua manutenção é um pouco mais cara que um carro 2.0 atual (aqui no Brasil, pois e voce tiver disponibilidade de conseguir achar peças no exterior e importar, são baratas ), seu consumo me agrada ( 4,8 a 7,2km/l na cidade) e ( entre 9km/l e 12km/l na estrada)... LEMBRE-SE que se trata de um V8 de 360pol ( 5.9 )
Mas sinceramente, pra um amante de motores grandes e cheios de torque, esse detalhe nao vai incomodar...

Aqui no Rio de janeiro, não vejo esses carros facilmente, pra falar a verdade só vi 2 até hoje... mas ambas ou eram blindadas ou com Gás Veicular ( bleghhhh )... o que eu acho um pecado fazer com um carro desses... até porque, atrevo-me a dizer que acho ela muito mais bem acabada do que os modelos atuais da grand cherokee onde foram implantados essa moda de "plastico moldado"... nessa versão de 1998 é couro, é material de qualidade, é detalhe por detalhe...

A area de manutenção, conserto e etc, é bem especifica, sendo mais dificil de achar... porem tem uma oficina especializada em Jeep, dodge e chrysler que eu conheci e logo de cara ganhou minha confiança, a L&S auto tecnica, que fica na R. Figueira de Melo, 436 - São cristovão ( Rio de Janeiro ) tel: (21)2585-2754.

Link do forum que criei para juntar os amigos da Cherokee e Grand cherokee do Rio de Janeiro e proximidades:

Tendo em vista todos esses fatos, hoje tenho meu filhote e não penso em me desfazer dele por motivo algum, ja que ele me trouxe e trás momentos impagaveis, me dá conforto, satisfação e principalmente me leva onde mitos outros não conseguiriam... Porém alem da manutenção com ele, pretendo aos poucos também uma "preparação", onde a meta é melhorar tudo que pode ser melhorado ( motor mais forte , suspensão mais precisa, freios mais fortes ) ja que eu sou um apaixonado por "potencia, torque e controle extremos". e como todo bom V8 americano com seu lindo ronco imponente, não custa nada ( ou custa $$ ) preparar uma usina de força dessas...

Abaixo a foto das filhotas que dão a nossa familia muito gosto:



dados tecnicos da Limited LX 1998 abaixo: (fotos detalhadas abaixo)





Engine Type 5.9 Liter V8 w/SMFI*
Engine Size 360 cid/5899 cc
Horsepower 255 @ 4000 RPM
Torque (lb-ft) 350 @ 3200 RPM
Wheelbase/Width/Length 105.9"/70.7"/177.2"
Transmission Four-speed automatic
Curb Weight 4232 pounds
Fuel Capacity 23 gallons
Tires (F/R) P225/70R16
Brakes (F/R) Disc (ABS)/disc (ABS)
Drive Train Front-engine/all-wheel-drive
Vehicle Type Five-passenger/four-door
Domestic Content 84 percent
Coefficient of Drag (Cd.) 0.45

até "pouco" tempo a mais rapida do planeta... até hoje dando trabalho para muito carro esportivo novo...
Reinando por muito tempo

PERFORMANCE
EPA Economy, miles per gallon
city/highway/average 13/17/14

0-60 MPH 7.3 seconds
Payload 1150 pounds
Towing capacity 5000 pounds
Sequential multi-point fuel injection

Specifications II
In inches (millimeters) unless otherwise noted.
General Information
Body Style
 Four-Door Sport-Utility

Assembly Plant
 Jefferson North (Detroit, Michigan)

EPA Vehicle Class
 Multi-Purpose Vehicle
 

Model/Powertrain Availability
Model
 Engine
 Transmission
 Drive/Transfer Case

5.9 Limited
 5.9L V-8
 4-Speed Automatic
 Quadra-Trac
On-demand 4WD
 

Engine: 5.9-Liter, OHV, SMPI V-8
Type & Description
 V-8, liquid cooled

Displacement
 360 cu. in. (5,899 cc)

Bore x Stroke
 4.00 x 3.58 (102 x 91 mm)

Valve System
 OHV, 16 valves, roller followers, hydraulic lifters

Induction System
 stock paper filter

Fuel Injection
 Sequential, multi-port, electronic, returnless

Construction
 Cast iron block & heads

Compression Ratio
 8.7:1

Power (SAE net) est.
 255 bhp (190 kW) @ 4,000 rpm

Torque (SAE net) est.
 350 lb-ft (482 N*m) @ 2,800 rpm

BHP/Liter
 43.2

Max. Engine Speed
 5,250 rpm

Fuel Requirement
 Unleaded premium, 91 octane (R+M)/2

Oil Capacity
 5 qt. (4.7L)

Coolant Capacity
 14.9 qt (14.1L)

Emission Controls
 3-way catalyst, heated oxygen sensors (2), engine modifications

Max. Gross Trailer Weight
 5,000 lbs

EPA Fuel Economy (MPG City/Hwy) est.
 13/16
 

Transmission: Automatic, 4-Speed Overdrive (46RE)
Description
 Electronic governor, electronically controlled converter clutch

Gear Ratio
 
 1st
 2.45
 2nd
 1.45
 3rd
 1.00
 4th
 0.69

Axle
 3.73:1
front axle Dana 30, rear axle Spicer 44

Overall Top-Gear
 2.57
 

Transfer Case -- Quadra-Trac®
Model
 NV249

Type
 On demand

Operating Ranges
 4WD High; Neutral, 4WD Low, Locked

Low Range ratio
 2.72:1

Center Differential Type
 Viscous coupling w/ low lock

Torque Split, F/R
 Variable (0-100%)
 

Electrical System
Alternator
 150 A

Battery
 600 CCA, maintenance-free
 

Dimensions/Capacities
Wheelbase
 105.9 (2,690)

Track

 Front
 58.5 (1,486)

 Rear
 58.8 (1,494)

Overall Length
 177.1 (4,498)

Overall Width
 70.7 (1,796)

Overall Height (w/o roof rack)
 64.9 (1,633)

Ground Clearance (a)
 
 Front Axle
 8.7 (221)

 Rear Axle
 7.7 (196)

 Running
 7.7 (196)

 Approach Angle
 36.5°

 Ramp Breakover Angle
 22.3°

 Departure Angle
 29.3°

Cargo Volume

 Rear Seat Up
 40.9 (1,039)

 Rear Seat Folded
 79.3 (2,014)

Curb Weight -- est.
 4,261 (1,933)

Weight Distribution, F/R
 57/43

Payload
 1,150 (522)

Frontal Area
 25.9 sq. ft. (2.4 sq. m)

Drag Coefficient
 0.45

Fuel Tank Capacity
 23 gal. (87.1)
 

Accommodations
Front

 Head Room
 39.1 (993)

 Leg Room
 40.9 (1038)

 Shoulder Room
 59.2 (1504)

 Hip Room
 56.7 (1440)

 Seat Travel
 7.4 (188)

 Recliner Range
 40°

Rear

 Head Room
 39.5 (1003)

 Leg Room - min.
 35.3 (897)

 Knee Room
 1.8 (46)

 Shoulder Room
 57.6 (1463)

 Hip Room
 49.3 (1251)
 

Seat Adjustments
Driver & Passenger
 Power : 10-way including recliner & lumbar;
Manual : head restraint; Heated front bucket seats
w/high/low setting; Driver memory feature
 

Restraints
Front
 Driver & Passenger; Air bag*, knee bolster,
3-point belt w/adjustable turning loop & traveling buckle

Rear
 3-point belt w/adjustable turning loop, outboard: lap belt, center
 

* Always wear seat belts. Remember, the back seat is the best place for children.
 

Instrumentation
Instruments
 Tachometer, 125 mph (230 kph) speedometer, odometer,
trip odometer, oil pressure, voltage, engine temperature, fuel

Warning Lamps
 Turn signal, high-beam, seat belt, brake,
check engine, low fuel, air bag, check gages
 

Body/Chassis
Layout
 Longitudinal front engine, 4WD

Construction
 Uni-frame
 

Suspension
Front
 Live axle, leading arms, track bar, coil springs,
stabilizer bar, low-pressure gas-charged shock absorbers - std.;
Monotube high-pressure gas charged shock absorbers - opt.

Rear
 Live axle, trailing arms, track bar, coil springs,
stabilizer bar, low-pressure gas charged shock absorbers - std.
 

Steering
Type
 Power recirculating ball w/damper

Overall Ratio
 12.7:1

Turning Diameter (curb to curb)
 37.2 ft. (11.34m)

Steering Turns (lock to lock)
 3.2
 

Brakes
Front

 Size & Type
 11.0 x 0.91 (280 x 24)
vented disc w/single-piston sliding calipers w/ABS

 Swept Area
 198.5 sq. in. (1281 sq. cm.)

Rear

 Size & Type
 11.2 x 0.44 (285 x 11)
vented disc w/single-piston sliding calipers w/ABS

 Swept Area
 151 sq. in. (974 sq. cm.)

 Power Assist Type
 7.88 (200) tandem diaphragm vacuum
 

Wheels
Type & Material
 Cast aluminum

Size
 16 x 7
 

Tires
Size & Type
 P225/70 R16, Goodyear Wrangler HP,
vertically serrated black sidewall, all-terrain 


FOTOS DETALHADAS ABAIXO: (clique para zoom) "fotos via Ebay"






















2 comentários:

  1. Boa tarde...... E a CHEROKEE SRT8 ? Por favor...... http://www.cherokeesrt8.com/

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  2. claro, admiro demais a SRT8, pra falar a verdade sou fã!, mas é que no caso to falando das que tenho contato direto e principalmente sobre as que tenho experiencia do dia a dia... abração!

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