Choose your language... (may conflit with some widgets)

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O futuro da conexão à internet.


A Verizon, provedora de internet e televisão a cabo, finalizou testes de campo de uma conexão banda larga de incríveis 10 Gigabit. Você não leu errado, são 10 Gb de conexão. Na prática, isso significa baixar um vídeo de 2,3 Gb em quatro segundos!
De acordo com a provedora, os testes foram um sucesso, realizados nas mesmas áreas onde residem assinantes da empresa nos Estados Unidos. Eles utilizaram uma nova geração da tecnologia já aplicada em outros serviços — a PON (Passive Optical Network, ou Rede Ótica Passiva).
Agora, batizada de XG-PON2, ela é capaz de oferecer, na prática, 2.4 Gbps para downloads e 1.2 Gbps para uploads. Comparada com o serviço de maior velocidade oferecido pela Verizon atualmente (50 Mbps), a velocidade é 200 vezes maior.
Com tanta velocidade assim, fica até difícil saber como aproveitá-la. Shweta Jain, arquiteta de sistemas da empresa, afirma: “Este é o futuro. Então, acredite ou não, todos nós precisaremos da velocidade”.
A guerra entre streaming e download com certeza ficará acirrada, pois, com a possibilidade de baixar arquivos tão grandes (até mesmo um disco Blu-ray com a melhor definição possível é baixado em menos de um minuto), o streaming deles passa a ser uma opção secundária.
Jogos online nunca mais seriam problemas, e, mais do que nunca, vários downloads simultâneos não fariam nem cócegas na conexão.
A título de curiosidade: a cidade de Chattanooga, também nos Estados Unidos, é a primeira no mundo a atingir a velocidade de 1 Gbps, de acordo com o site Chattanogagig. Será que agora os chattano... chatta... Enfim, os moradores de Chattanoga terão uma senhora concorrência?
Outra curiosidade: a velocidade de conexão mais rápida do mundo é de incríveis 40 Gbps, mas não está disponível para residências.
Ainda não há previsão a respeito da disponibilização comercial do novo serviço da Verizon. Para que se tenha ideia, somente funcionários da empresa podem testar uma conexão de 100 Mb, o que indica que talvez a disponibilidade da conexão de 10 Gb ainda demore  a chegar e seja restrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário