O que é?
A ansiedade é um sentimento desagradável, vago, indefinido, que pode vir acompanhado de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado, tremores e podendo haver também sensação de falta de ar. É um sinal de alerta, que faz com que a pessoa possa se defender e proteger de ameaças, sendo uma reação natural e necessária para a auto-preservação. Não é um estado normal, mas é uma reação normal, esperada em determinadas situações. As reações de ansiedade normais não precisam ser tratadas por serem naturais, esperadas e auto-limitadas.
A ansiedade patológica, por outro lado caracteriza-se por ter uma duração e intensidade maior que o esperado pra a situação, e além de não ajudar a enfrentar um fator estressor, ela dificulta e atrapalha a reação. O transtorno de ansiedade generalizada costuma ser uma doença crônica, com curtos períodos de remissão e importante causa de sofrimento durante vários anos.
É uma preocupação exagerada que pode abranger diversos eventos ou atividades da vida da pessoa e pode vir acompanhado de sintomas como irritabilidade, tensões musculares, perturbações no sono, entre outros. Costuma causar um comprometimento significativo no funcionamento social ou ocupacional da pessoa, podendo gerar um acentuado sofrimento.
Clique nas fotos que elas ampliam...
A pessoa pode sentir tremores, inquietação, dor de cabeça, falta de ar, suor em excesso, palpitações, problemas gastro-intestinais, irritabilidade e facilidade em alterar-se. Esses sintomas podem ocorrer na maioria dos dias por pelo menos seis meses. É muito difícil controlar a preocupação, o que pode gerar um esgotamento na saúde física e mental do indivíduo.
Sintomas
- Fadiga
- Insônia
- Falta de ar ou sensação de sufoco
- Picadas nas mãos e nos pés
- Confusão
- Instabilidade ou sensação de desmaio
- Dores no peito e palpitações
- Afrontamentos, arrepios, suores, frio, mãos úmidas
- Boca seca
- Contrações ou tremores incontroláveis
- Tensão muscular, dores
- Necessidade urgente de defecar ou urinar
- Dificuldade em engolir
- Sensação de ter um "nó" na garganta
- Dificuldades para relaxar
- Dificuldades para dormir
- Leve tontura ou vertigem
- Vômitos incontroláveis
Tipos de ansiedade:
Generalizada: Preocupação excessiva com fatos da vida - carreira, dinheiro, etc - manifestada todos os dias, por seis meses. provoca irritabilidade, dificuldade de concentração, fadiga, dificuldade de pegar no sono, dores de cabeça....
Ataque de panico: Episodio subito e intenso de medo sem razão aparente. Alguns sintomas: Taquicardia, suores, cólicas, tonturas, sentimento de morte iminente. Em geral tem duração de meia hora.
Fobia Social: Ansiedade e medo sem razão em situações nas quais a pessoa acredita que os outros a estão observando ou julgando. há sinais fisicos como rubor, suores, tremores, voz tremula, tensão muscular, confusãi, palpitações e mãos frias.
Stress pós-traumatico: Deflagrado por eventos traumaticos. sintomas: rememorar ou sonhar com o fato constantemente, perda de esperança no futuro, dificuldade de manter relacionamentos, comportamentos destrutivos como beber demais.
Fobias especificas: Medo irracional de um objeto ou situação em que há pouco perigo imediato. exemplos: medo de espaços pequenos, de animais (aranhas, cobras ), de avião. há suores, taquicardia, dificuldade de respirar
Transtorno Obssessivo compulsivo (TOC): Presença de pensamentos obsessivos e a necessidade de realizar alguns rituais para suprimi-los. São manifestações: lavar as mãos repetidamente, arrumar objetos de maneira simetrica.
Um pequeno teste pra saber como anda seu nivel de Ansiedade... (clique nas fotos)
KKK, Eu fiz 44 pontos.... vish!
Consequencias:
Todas as pessoas podem sentir ansiedade, principalmente com a vida atribulada atual. A ansiedade acaba tornando-se constante na vida de muitas pessoas. Dependendo do grau ou da frequência, pode se tornar patológica e acarretar muitos problemas posteriores, como o transtorno da ansiedade. Portanto, nem sempre é patológica.
A Ansiedade em níveis muito altos, ou quando apresentada com a timidez ou depressão, impede que a pessoa desenvolva seu potencial intelectual. O aprendizado é bloqueado e isso interfere não só no aprendizado da educação tradicional, mas na inteligência social. O indivíduo fica sem saber como se portar em ocasiões sociais ou no trabalho, o que pode levar a estagnação na carreira.Ter ansiedade ou sofrer desse mal faz com que a pessoa perca uma boa parte da sua auto-estima, ou seja, ela deixa de fazer certas coisas porque se julga ser incapaz de realizá-las. Dessa forma, o termo ansiedade está de certa forma ligado à palavra medo, sendo assim a pessoa passa a ter medo de errar quando da realização de diferentes tarefas, sem mesmo chegar a tentar.
Consequencias repercutidos no organismo (importante):
Cerebro: Insônia, depressão, maior risco de abuso de substancias como bebidas alccolicas e tabaco
Coração: Arritmias, Hipertensão, Aumento de risco de infarto
Respiração: Rinite alergica, asma e falta de ar
Sistema Endócrino: Diabetes, baixa taxa de açucar no sangue, problemas de tireoide
Boca: Bruxismo e fraqueza nos dentes
Problemas gastrointestinais: Indigestão, colite, doença de Cronh (inflamação intestinal cronica), Ulcera duodenal.
Alterações de pele: Urticaria, dermatite atópica, psoriase, vitiligo
Como os sintomas podem ser os mais diversos e vários aspectos podem estar comprometidos, o trabalho inicial do médico está em excluir outras doenças que possam ter sintomas semelhantes ao transtorno de ansiedade generalizada. Para tanto, alguns exames clínicos podem ser necessários, sendo que mais importante do que isso é o relato detalhado de informações do paciente.
Como se trata?
O especialista utiliza técnicas psicoterápicas de apoio. Muitas vezes faz-se necessário o uso de medicação (antidepressivos e/ou ansiolíticos) por um determinado período. A maioria das pessoas experimenta uma acentuada redução da ansiedade quando lhes é oferecida a oportunidade de discutir suas dificuldades com um profissional experiente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário