As construções do novo autódromo do Rio e do Parque Olímpico dos Jogos Rio-2016 podem ser paralisada pela justiça. Na semana passada, a promotora titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural da Capital, Rosani da Cunha Gomes, instaurou um inquérito para apurar possíveis irregularidades ambientais, caso a instalação automobilística seja erguida no terreno escolhido em Deodoro.
No dia 18 de abril, em uma reunião presidida pelo secretário municipal de Meio Ambiente e vice-prefeito, Carlos Alberto Muniz, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Consemac) enviou um parecer para o prefeito Eduardo Paes, com o pedido de alteração no local previsto para a construção do novo autódromo. O documento assegurou que a instalação esportiva vai afetar áreas de Mata Atlântica protegidas por lei.
O Consemac ainda salientou que o autódromo fosse erguido em um terreno situado também em Deodoro, mas distante um quilômetro do local escolhido. Na ocasião, o prefeito do Rio disse que iria ignorar a sugestão e não faria qualquer mudança drástica no projeto.
A prefeitura do Rio não se manifestou nesta segunda-feira sobre o inquérito instaurado pelo MPE. Alegou que aguardará ser notificada.
No início de junho, o MPE enviará técnicos a Deodoro. Eles farão uma análise para saber se há viabilidade ambiental de o autódromo ser construído no local.
A nova instalação automobilística é a condição homologada na Justiça para que o Autódromo Nelson Piquet seja desativado para dar lugar ao Parque Olímpico.
ENTENDA O CASO
Início
O Conselho de Meio Ambiente (Consemac) relatou que o local escolhido para a construção do novo autódromo não pode ser utilizado, por causa de questões ambientais.
Sugestão
Transferir a construção do autódromo para um local distante um quilômetro da área escolhida.
Negativa
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que não vai acatar o parecer. E, no máximo, vai tentar adaptar o projeto às exigências ambientais.
Na Justiça
O Ministério Público Estadual instaura inquérito para averiguar se o novo autódromo do Rio vai desrespeitar ou não as normas ambientais.
fonte: FOX SPORTS
Clique para ver abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário